TJE é duramente criticado pela OAB em Redenção

Durante a visita feita pelo presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos, na segunda-feira (25), ao município de Redenção, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE-PA) foi muito criticado. Na ocasião, o dirigente da seccional se reuniu com advogados da 12ª Subseção de Redenção para debater assuntos de interesse da classe, como situação do Judiciário local.
De acordo com os advogados locais, a situação do Fórum de Redenção chegou a uma situação insuportável. Essa afirmação dá a dimensão de uma situação que se arrasta há algum tempo, sem solução à vista. As reclamações sobre a morosidade no andamento dos processos são constantes. Dos que dão entrada na vara cível todo mês, uma boa parte sobra por falta de juízes para dar vazão à demanda.
O Fórum de Redenção conta com duas varas cíveis e uma criminal. Na primeira vara cível, existem cerca de 10 mil processos tramitando. A estimativa é de que seria necessária pelo menos mais uma vara cível em Redenção, para que a situação pudesse ser normalizada. Além disso, os advogados querem também que o juizado especial seja transformado em vara.
Outra reivindicação apresentada pelos advogados locais é a efetivação de um juiz na comarca de Santana do Araguaia, para que os processos que tramitam lá sejam despachados sem demora. Eles também pediram que o Ministério Público Estadual mande pelo menos mais três promotores titulares para Redenção.
Após ouvir os advogados de Redenção, Jarbas Vasconcelos reiterou que vai levar as demandas apresentadas por eles ao conhecimento do TJE, e exigir que elas sejam atendidas o mais rápido possível.
Vasconcelos citou a “Operação TQQ”, realizada este ano pela Seccional da OAB nas comarcas do Tribunal de Justiça do Pará, e que a mesma causou um grande choque no Poder Judiciário do Estado, sobretudo em comarcas onde são raras a presença de juízes. Ele citou o caso da comarca de Xinguara. “Nessa comarca o juiz finge que trabalha”, disse.
Na reunião, Jarbas Vasconcelos também anunciou que Redenção receberá em breve uma Vara Federal.Já o presidente da Subseção da OAB de Redenção, Sérgio Santana, disse que os advogados locais vão esperar até o próximo dia 15 de junho, e caso as reivindicações não sejam atendidas, eles vão reagir de forma contundente contra o tribunal. “Eles vão ter que resolver, porque de promessas nós já estamos cheios”, desabafou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consumir Leite Pasteurizado é saúde

Prefeitos e vereadores tomam posse nesta terça

Uma mulher vai comandar o “ninho tucano” em Santa Maria das Barreiras