Redenção sediou II Mostra Cultural Indígena Kayapó





Pelotão Kaiapo percorrer as ruas de Redenção em clima de festa
Redenção realizou nos dias 18 e 19 de abril a II Mostra Cultural Indígena Kayapó, iniciativa que trouxe manifestações indígenas como cantos e danças, oficina e artesanatos, além de atividades esportivas praticadas nas aldeias, entre outras. O evento é uma parceria entre Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Distrito Sanitário Especial Indígena Kayapó (Dsei) e Pastoral Indigenista de Redenção – sob a coordenação da Diocese de Conceição do Araguaia.
“É com muito orgulho que nós realizamos mais um grande evento. Parabéns aos nossos guerreiros indígenas, a nação Kayapó é demais etnias. Obrigado ao povo que compareceu para prestigiar, valorizar e resgatar a cultura indígena. Juntos, somos um povo forte", comemorou o Prefeito Vanderlei Coimbra, que participou da abertura do evento e dançou junto com os guerreiros e guerreiras Kayapó.
O objetivo central do projeto é criar espaços de visibilidade para o modo de viver das comunidades indígenas com ações que pretendem apresentar a diferença, criando um ambiente no qual a autoestima indígena seja trabalhada, valorizada e mostrada à sociedade. Cerca de cinco aldeias situadas nos municípios de Pau D`Arco, Cumaru do Norte e Bannach marcaram presença ao evento.
“A festa desse ano foi ainda melhor do que o do ano passado. A cada ano a nossa intenção é tornar a Mostra Cultural Indígena Kayapó ainda mais conhecida em todo o estado”, citou o Secretário Municipal de Cultura, Lial Bentes. 
A programação iniciou com  um delicioso Café da Manhã, terça-feira (14/04), na sede do Dsei Kayapó, quando ocorreu o lançamento oficial da II Mostra Cultural Indígena Kayapó, que reuniu a coordenação do evento, professores, convidados e a imprensa redencense.
No dia 18 de abril, centenas de índios percorreram as avenidas Araguaia, Santa Tereza e Brasil, até à Praça do Mogno, onde houve a mostra cultural, exposição de artefatos e divulgação da campanha de vacinação. As crianças ficaram encantadas com os índios seminus, e ainda exibindo as pinturas típicas da etnia Kayapó. Muitos brancos se deixaram pintar com os desenhos Kayapó.

No domingo (19), na Arena Serrinha, houve apresentações de modalidades esportivas do povo Kayapó (atividades esportivas como Rokrãn, Peykrãn e arco e flecha), além de duas partidas de futebol. No masculino e feminino, as seleções Kayapó e Redenção se enfrentaram. (ASCOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba tudo sobre Dilma Rousseff, a ex-guerrilheira

Deputado delegado Caveira propõe devolução de verbas de gabinetes

Redenção tem o maior colecionador de Cachaça do Pará