Iluminação pública em Redenção está um caos

Moradores de alguns setores de Redenção estão pagando por um serviço, que é cobrado pela Rede Celpa, empresa responsável pelo fornecimento de energia para milhares de domicílios no município, que são obrigados a pagarem a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que vem embutida na conta de energia de cada mês. Segundo informações os valores recebidos pela empresa de energia, são repassados à Prefeitura Municipal de Redenção, que obrigatoriamente precisa aplicar na manutenção da iluminação pública, uma situação considerada precária.
Fazendo um levantamento sobre a arrecadação de Contribuição de Iluminação Pública, no ano de 2008, a Rede Celpa transferia à Prefeitura Municipal cerca de R$ 180 mil reais mensais, para manutenção aos usuários das vias públicas. Certamente com o passar do tempo esse montante tem tendência de ter aumentado, conforme o crescimento populacional nos últimos dois anos, fato que vem criando uma situação de risco muito grande para as famílias, que vivem sem segurança causada pela escuridão nos bairros.
Na observação dos moradores muitos ficam sem entender ao questionarem sobre várias lâmpadas de ruas de Redenção, que durante o dia ficam acessas, enquanto outras ficam no escuro por falta de reposição de luminárias. Esse fato vem acontecendo na Rua Dois, do setor Planalto I, onde os moradores denunciam a falta de iluminação mesmo pagando rigorosamente todo mês. Para eles é uma conta obrigada a pagar, porque já vem embutida na conta de luz sem ter benefício nenhum, é dinheiro jogado no ralo.
Segundo o morador Wanderson Ribeiro Silva, a precariedade da iluminação aborrece a população, ainda mais pelo fato de os moradores serem obrigados a pagar uma contribuição sem ter benefício tendo um sistema de péssima qualidade.
Por força de lei, a Rede Celpa apenas recolhe o pagamento embutido na conta de energia e transfere o recurso para a Prefeitura Municipal de Redenção, que é responsável por investir o percentual destinado a iluminação. Por outro lado, a concessionária de energia não tem nada a ver com a aplicação do que é arrecadado.
Falando de outros setores que passam por esse mesmo problema, onde citamos o Átila Douglas, os moradores relatam que à noite aumentam a angustia e o medo, principalmente em que tem filhos que estudam no período noturno. Alguns pais de família pesando na segurança dos filhos, instalam “bicos de Luz” nas frentes das residências para substituir a famigerada “iluminação pública”.
Moradores da Rua 11, no setor Capuava II, onde fica localizado o Hospital Municipal Materno Infantil, o problema com a falta de iluminação também é antigo, nos postes localizados as lâmpadas estão queimadas ou com defeito.Conforme declaração do secretário de Obras, Élvio Massuti, em outro jornal apenas informou que o procedimento dos moradores para resolver o problema dos postes sem iluminarias e lâmpadas, as pessoas devem solicitar ao Departamento de Iluminação Pública, através do telefone: 3424-7279.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consumir Leite Pasteurizado é saúde

Secretaria Municipal de Saúde de Cumaru intensifica ações de combate ao coronavírus

Projeto de Lei que prioriza ingresso de estudantes de MT à Unemat