Descaso do governo aumentam vantagens do SIM

Na semana passada como já estava previsto, mais de 15 municípios da região sulparaense ficaram isolados por conta da cheia do rio Arraias, deixando submersa uma ponte improvisada que permite a travessia, entre Redenção e Conceição do Araguaia, na PA-287. O fato real gerou indignação pelo estado da ponte ter ficado debaixo d’água, causando uma confusão no trânsito de centenas de veículos tiveram a viagem interrompida, obrigando os passageiros utilizarem embarcações improvisadas e com prejuízos de alguns passageiros que tiveram seus pertences desaparecidos. Como se sabe a PA-287 é a principal via de acesso, que liga o sul do Pará com o restante de outras regiões do país, há vários anos necessitando de uma manutenção.
Não faz muito tempo nossa reportagem conversou via fone com o responsável da empresa Ricardo Nascimento, encarregada pela execução da obra, porém de acordo como ele bem disse, as “obras foram paralisadas por falta de pagamento, o qual deveria ter sido efetuado pela então governadora Ana Júlia”. Segundo ele, esse fato levou acontecer esse registro pela falta de compromisso do governo do Estado, aliás, uma situação que reflete a falta de ação do atual governador que já se encontra no poder há mais de 10 meses sem nenhuma justificativa.
Na verdade, a ponte principal sempre foi considerada um perigo para quem trafega desde a sua construção, que mesmo tendo um acesso estreito e perigo o tráfego de veículos ultrapassa a casa de mais de dois mil veículos de pequeno e grande porte que abastecem o comércio de Redenção a São Félix do Xingu.
Na observação da nossa reportagem quando esteve no local, à ponte improvisada em madeira, além de ter sido construída num ponto baixo, o clima de insegurança tomava de conta dos motoristas, sendo na maioria caminhões que transportam gêneros alimentícios e a soja para o Sul do País. Vale lembrar, que nesta época do ano começa o período invernoso, fato aumenta as dificuldades dos motoristas, que são obrigados a enfrentar desvios caso queiram prosseguir viagem correndo risco de vida.
Conforme informações do engenheiro do Setran José Palmeiras, a empresa responsável JJR Construtora, a obra foi reiniciada em caráter emergencial através de um acordo firmado entre o governo e o empresário Ricardo Nascimento. Segundo, Palmeiras, a concretagem em cimento foi concluída na última sexta-feira e, vai ter que aguardar pelo menos mais 7 dias para ser liberada para o tráfego de veículos na esperança de que a chuva dê uma trégua.
Ainda sobre a decisão a que levou o governo do Estado e a empresa responsável pela obra, foi resultado de uma reunião na semana passada da Frente Pró-Carajás Comitê de Redenção e empresários com o apoio da imprensa tiveram a iniciativa de reunir com o diretor do Setran, José Palmeiras, em Conceição do Araguaia, onde o desfecho após o encontro seria interditar a PA-287, à altura da ponte sobre o rio Arraias. Na conversa mantida com o diretor do Setran e o dono de empresa responsável, os empresários representando Redenção, exporam o clima de revolta e descaso do governo cobrando a retomada da obra. Conscientes da situação de calamidade com a paralisação das obras de recuperação da ponte, o diretor do Setran e o empresário tiveram um prazo de 72 horas, para irem até o governador do Estado e trazer de volta uma resposta positiva, fato que resultou uma tomada de decisão de um acordo entre governo e a empreiteira a retomada das obras evitando a interdição da PA-287 pelos empresários a frente do Comitê Pró-Carajás.
Entre os motoristas de transporte alternativo, Hélio Gabriel, disse que diariamente trafega pela PA-287, lamenta a empresa responsável pela obra desativou a ponte sobre o Rio Arraias e construiu, ao lado da mesma, uma ponte servindo como desvio improvisado, entretanto, a reforma e alargamento da ponte principal estavam paralisados e sem previsão, para tanto foi necessário dar uma pressão no atual governador para reiniciar a obra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consumir Leite Pasteurizado é saúde

Secretaria Municipal de Saúde de Cumaru intensifica ações de combate ao coronavírus

Projeto de Lei que prioriza ingresso de estudantes de MT à Unemat