Pará é classificado para ser livre de febre aftosa


O resultado da auditoria da febre aftosa que aconteceu entre os dias 13 e 17 de fevereiro nas regiões norte, nordeste, oeste e Marajó, saíram nesta terça-feira, 27, na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Brasília. O Pará obteve a melhor avaliação pelo Mapa, com nota superior a 80%, sendo apto de ser livre de febre aftosa com vacinação. O estado paraense evoluiu em termos dos 28 itens avaliados, crescendo em 27 e manteve o mesmo status, sem regressão. Alguns itens avaliados são: controle de trânsito, epidemiologia, controle de revendas, funcionamentos dos escritórios e afins. Os estados de Alagoa, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, também foram classificados para área livre de aftosa com vacinação.
“É um sonho há mais de 10 anos das regiões nordeste, oeste, e Marajó. É um sonho dos produtores, dos empresários, um sonho do Estado. Isso melhora muito a exportação de carnes, atraem novos frigoríficos, esses estados vão poder levar animais de alta genética para qualquer exposição”, ressalta o diretor geral da Adepará Mário Moreira”.
Agora, é classificado a dar início no processo de sorologia para verificação de circulação viral nos animais, se a constatação for negativa, o Pará estar próximo para ser todo livre de febra aftosa até final do ano, já sendo 75% livre no seu rebanho. Depois desse processo, ano que vem, o Pará vai ser reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Participaram da reunião todos os diretores das Agências de Defesa Agropecuária das regiões brasileiras norte e nordeste, secretários de Agricultura, superintendentes dos Ministérios da Agricultura, Federações de Agricultura, além de representantes dos governadores. (Ascom/Adepará)

Foto: Mário Moreira se reuniu em Brasília com superintendentes do Ministério da agricultura deputados e representantes dos governadores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consumir Leite Pasteurizado é saúde

Secretaria Municipal de Saúde de Cumaru intensifica ações de combate ao coronavírus

Projeto de Lei que prioriza ingresso de estudantes de MT à Unemat